terça-feira, 25 de maio de 2010

CRP - Conselho Regional de Psicologia

História

A profissão de psicóloga(o) foi regulamentada pela Lei 4.119, em 27 de agosto de 1962, razão pela qual o dia da(o) psicóloga(o) é comemorado nessa data. A criação e regulamentação do Conselho Federal Psicologia (CFP) e seus Regionais se deu a partir da lei federal 5.766, nove anos mais tarde, em dezembro de 1971. O CRP-03 foi instituído em 1973, concomitantemente com o CFP e outros seis Regionais. Hoje, os braços do CFP se estendem a 17 regiões, as quais são constituídas por um ou mais Estados de acordo com o número de profissionais inscritas(os), de modo a justificar o desmembramento das regiões. Conheça os 17 Regionais no site Psicologia On Line (POL).

Para gerir o funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia, foram criadas instâncias deliberativas nacionais da categoria: o Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado a cada três anos, nos períodos de eleições; a Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada semestralmente com representantes de todos os Conselhos Regionais e Federal; o Plenário e a Diretoria do CFP. Em âmbito regional, o Congresso Regional de Psicologia (COREP) – realizado a cada três anos –, as Assembléias Gerais – convocadas pelo menos uma vez a cada ano –, o Plenário e a Diretoria, que funcionam como instâncias deliberativas. O alcance das suas decisões, as quais devem estar submetidas às determinações federais, é restrito ao âmbito da jurisdição do Regional.

O planejamento das atividades do CFP e dos Regionais é feito com base nas discussões e decisões do Congresso Nacional de Psicologia, quando são aprovadas diretrizes sobre a estrutura funcional dos Conselhos e os princípios que deverão nortear seus trabalhos.

Quer saber mais? Visite o site: http://www.crp03.org.br/site/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário